Sedentarismo, fuja dele!

Um estudo realizado pelo Ministério do Esporte e divulgado em junho de 2015 fez um mapa do sedentarismo no Brasil. As informações foram coletadas em 2013.

Foram ouvidas 8.902 pessoas. Dessas, 45,9% afirmaram ser sedentárias, 25,6% praticavam algum tipo de esporte e 28,5% praticavam outra atividade física.

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Para ter acesso completo a pesquisa que o Ministério do Esporte realizou sobre a prática de esporte no Brasil, clique aqui.

 

O que está esperando para fugir dessa estatística? Comprovadamente fazer exercício aumenta nossa oxigenação cerebral e consequentemente nossa capacidade de aprendizado, além de fazer muito bem para nossa auto-estima, portanto comece a fazer algo já!

Separamos 3 dicas para que você não perca tempo, e comece seu combate ao sedentarismo, vejamos:

 

1.  Providencie um check up

Faça uma avaliação física e exames de rotina para saber a quantas anda sua saúde. Isso é o passo número 0 para quem pretende começar qualquer tipo de atividade e ou mudar seu estilo de vida. Sem um diagnóstico correto, corremos o risco de fazer escolhas erradas para iniciar uma vida saudável. Consulte especialistas como: médico, profissional de educação física e nutricionista.

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2.  Escolha uma atividade motivadora

Adote uma rotina de exercícios que seja apropriada a sua rotina de vida e estado de saúde atual. O ideal é que façamos pelo menos 30 min de atividades físicas por dia, mas na impossibilidade de fazer dessa forma, escolha pelo menos 2 dias da semana. Escolha atividades que tenham haver com sua personalidade e/ou objetivo, sim isso é muito importante, pois caso contrário rapidamente perderá o interesse e abandonará a atividade. Costumo orientar meus coachees mais estressados a praticarem exercícios que os façam colocar a adrenalina para fora, como: boxe, corrida, jiu jitsu ou tênis. E para os que são mais tranquilos, e estão querendo dar um UP na energia indico: dança de salão, natação e ou esportes coletivos. Já pensou que tipo de atividade você ficaria mais motivado?

 

 

3. Peça ajuda

Começamos o artigo com dados estatísticos, portanto citarei uma estatística para justificar essa última e importante dica: Apenas 15% da população brasileira possui um perfil auto-disciplinado, segundo pesquisa realizada pela empresa ETALENTUma vez, sabendo disso, é melhor não facilitar! O começo é muito difícil e requer de fato muita disciplina, portanto quem está saindo ou pretende sair do sedentarismo, o ideal é pedir ajuda à um amigo ou profissional para o incentivar e/ou cobrar suas rotinas de exercícios. Para quem tem recurso financeiro aconselho que contrate um personal trainer, principalmente para os primeiros meses de treino. E para quem está sem recurso financeiro, sugiro que convide um amigo, façam as atividades juntos, pois quando um estiver desanimado o outro com certeza incentivará a não desistir.

amigas na esteira

Apaixonada por gente! Gente foi feita para brilhar como diria o poeta e por isso dedico minha vida a ajuda-las encontrar esse brilho. Empresária na área de desenvolvimento humano, aprendiz da vida, curiosa, amo ler, ver filmes, estar com as pessoas que amo, conversar e não resisto a um pato no tucupí.

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