Saia do sedentarismo caminhando

Se você quiser adotar um estilo de vida saudável, sair do sedentarismo e movimentar mais o corpo, é possível começar aos poucos, com algumas pequenas mudanças na rotina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 10 mil passos por dia para se obter ganhos na saúde, como por exemplo, fortalecer o sistema imunológico e diminuir os riscos de doenças cardiológicas, vasculares e diabetes. No entanto, estudos indicam que o brasileiro dá, em média, apenas 2 mil passos por dia, graças às facilidades da modernidade, como carro, controle remoto, elevador, escadas rolantes, etc.

Mas como voltar a ser ativo, quando se tem uma rotina já tão corrida? Separamos algumas dicas para você se mexer mais, mesmo que não tenha tempo para frequentar a academia.

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Caminhe mais

Deixe o carro em casa quando for a lugares não tão distantes, como à padaria ou ao mercadinho. Você também pode experimentar estacionar o carro a algumas quadras do trabalho ou descer em um ponto de ônibus ou estação de metrô mais distante. Assim, você anda um pouco mais, sem fazer muito esforço.

 

Leve o cachorro para passear

Ao levar o seu amigo canino para dar uma volta, você se movimenta, dá mais um passo para sair do sedentarismo e ainda garante o bem-estar do seu animal de estimação.

 

Suba mais escadas

Você pode trocar o elevador e as escadas rolantes pelas escadas, sempre que possível. Desta forma, você se exercita de forma indireta e ainda queima algumas calorias.

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Mexa-se no escritório

Trabalhar por 8h dentro de um escritório não pode ser uma desculpa para o sedentarismo. Por isso, levante-se a cada 30 minutos para se alongar e caminhar um pouco. Você pode ir até à mesa do seu colega para abordar diretamente aquele assunto que iria enviar por e-mail ou aproveitar para beber água.

 

Aproveite as horas de lazer

Na hora do lazer, opte por atividade que façam você se mexer. Você pode passear no parque ou na praia, caminhar pelos pontos turísticos da sua cidade e sair para dançar. Ao viajar nas férias, você também pode aproveitar para explorar a cidade a pé.

 

Como medir os passos?

O pedômetro é um aparelho portátil, utilizado para contar os passos durante todo o dia. Basta prendê-lo em algum lugar da roupa, que ele faz o resto. Alguns smartphones já contam com esta funcionalidade, que pode depender de uma pulseira inteligente ou não. No entanto, Se você não quiser investir nesse tipo de dispositivo, basta caminhar por 30 minutos a cada dia, que você já estará saindo do sedentarismo rumo a um estilo de vida mais saudável.

 

Dica Get Up Now!

Artigo original extraído do portal Leve pra Vida um site confiável que produz conteúdo sobre bem-estar e vida saudável. Quer mais dicas sobre bem-estar? Corre lá!

Jornalista pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão Estratégica de Marketing Digital, tradutora e adepta de uma vida saudável. Já experimentou diversas atividades físicas, como ballet, yoga, corrida, natação, pilates, muay thai, etc. Hoje pratica musculação e treinamento funcional. Adora viagens, leituras, cinema, tecnologia e, principalmente, estar em movimento.

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