Entrevista com Sidnei Oliveira

sidnei_oliveiraVocê já deve ter ouvido falar no site de busca Achei e é bem possível que conheça o best-seller Geração Y. Ambos são criações de Sidnei Oliveira, que é consultor, autor, palestrante, empreendedor, articulista da Exame.com, expert em conflitos de gerações e, claro, nosso entrevistado da vez. Mesmo com tantas atividades, de alguma forma ainda arruma tempo para a esposa e seus dois filhos. Natural de São Paulo, tem 52 anos de vida e mais de uma centena de anos de experiência. E é justamente sobre os aprendizados que teve nessa trajetória que ele veio nos contar. Confira.

 

Você realizou três viradas de carreiras em sua trajetória profissional. Quais foram os principais aprendizados que teve em cada uma das viradas?

Cada virada trouxe um grande momento de insegurança que me fazia reavaliar minhas escolhas. Isso me ajudou muito a fortalecer meus propósitos e buscar mais intensamente minhas realizações. A primeira virada (deixar de ser executivo, para ser empresário) aconteceu por impulso, intuição e até por imaturidade, pois agi com certa arrogância e tive que absorver os custos de meu atrevimento com muito mais competência, desenvolvendo uma capacidade estratégica para gerenciar minha própria carreira. A segunda virada (deixar de ser empresário e voltar a ser executivo) aconteceu como consequência da venda da empresa. Retornar à posição de executivo com mais maturidade me deu a oportunidade de ampliar minhas competências e assumir verdadeiramente a postura de “dono”, mesmo sendo um empregado da nova empresa. A terceira virada (de executivo para escritor) exigiu de mim um completo redesenho de todas as minhas competências, pois agora estaria transformando meu trabalho, meus pensamentos e minha intuição no principal produto do qual dependeria para viver.

 

Você foi pioneiro ao lançar no Brasil o primeiro site de busca, Achei, e esteve à frente de outros empreendimentos. Foi também o primeiro autor brasileiro a falar do tema Gerações e agora está prestes a lançar o seu próximo empreendimento, a Escola de Mentores. Como concebeu essa ideia? E de que forma você acha que a Escola poderá ajudar esses futuros mentores e mentorados?

Empreender exige muito planejamento e muita estratégia para avaliar as melhores condições de colocar uma ideia em prática, mas acredito que o principal é ficar muito atento a sua intuição. A Escola de Mentores surge dessa forma, pois acredito que realmente estamos diante de um novo cenário que irá transformar os modelos de gestão e de educação. Nos últimos anos me dediquei a estudar o comportamento dos jovens e observei que todo cenário criado pela sociedade, especialmente a transformação da família, alterou completamente a formação dos jovens. Além disso, o aumento na expectativa de vida alterou o ritmo e a velocidade de transferência dos desafios dos veteranos para os mais jovens. Isso criou o cenário ideal para o crescimento dos conceitos de Mentoria, onde os mais veteranos precisam aprender como transmitir sua experiência sem perder o propósito que comanda suas vidas. A Escola surge para suprir a necessidade de acelerar a formação de mentores que possam ajudar os jovens a encontrar seu papel de sucessores.

 

Pela sua experiência como mentor e orientador de jovens, quais são as principais angustias e/ou dilemas dos jovens?

A internet trouxe diversos avanços para nossa sociedade, mas alguns efeitos colaterais foram inevitáveis e criaram comportamentos diferentes que trazem angústias e dilemas para os Jovens. O principal é a Ansiedade, que já era presente nos jovens de outras gerações, mas que ficou muito mais intensa por causa das novas tecnologias, que permitem a realidade instantânea, mesmo que artificial. Isso traz também a Superficialidade, uma característica que dificulta ainda mais as escolhas dos jovens, pois eles não desenvolvem foco específico e acabam não sabendo lidar com as frustrações decorrentes das escolhas sem planejamento.

 

Como você percebe a forma que as empresas e líderes estão lidando com esses dilemas e/ou angustias dos jovens?

As empresas que já perceberam esses dilemas e angústias estão lidando de forma positiva, transformando o papel dos mais veteranos, que até o presente momento foram os grandes executores. Elas os fazem assumir atitudes mais educadoras, deixando os desafios de execução com os mais jovens. Esse movimento força o jovem a estabelecer uma relação madura e comprometida com a empresa e com as suas próprias escolhas.

A grande chave para lidar com essa questão é promover sistematicamente uma intensa integração entre gerações, com o desenvolvimento da relação Mentor & Mentorado, para assim aumentar o grau de maturidade de seus colaboradores mais jovens.

 

Que dicas você pode dar para os jovens que estão procurando o primeiro estágio ou primeiro emprego?

Muitas vezes, o jovem que está procurando o primeiro estágio ou primeiro emprego chega na entrevista com uma certa arrogância de que sabe tudo, mas não é verdade. Talvez ele tenha uma ótima base acadêmica, no entanto lhe falta algo muito importante e sempre cobrado em processos seletivos: EXPERIÊNCIA.

Por isso, mostre-se interessado em aprender e absorver tudo o que a empresa puder lhe passar. Não tenha a arrogância de dizer “isso eu não faço” ou “esse não é meu papel”, pois você é um aprendiz e deve levar todas as situações como lições não só para a carreira, mas também para a vida.

O jovem profissional necessita, com urgência, estabelecer um significado para sua própria existência. Essa busca utópica por “fazer o que gosta no emprego ideal” tem levado vários jovens a não perceber que o mercado profissional é regido por uma palavra simples – trabalho.

Por isso, seja estratégico e, com atitude determinada, não fique de fora desse novo jogo do mercado de trabalho!

 

Frase Get Up Now! by Sidnei Oliveira

‘Você será reconhecido não apenas por suas realizações, mas pelos líderes que ajudar a formar.’

Apaixonada por gente! Gente foi feita para brilhar como diria o poeta e por isso dedico minha vida a ajuda-las encontrar esse brilho. Empresária na área de desenvolvimento humano, aprendiz da vida, curiosa, amo ler, ver filmes, estar com as pessoas que amo, conversar e não resisto a um pato no tucupí.

Comente

Veja também

start-finish-line
Encerramento de ciclos

O encerramento de ciclos é um evento muito necessário em nossas...

Women sharing text messages on phone
Desconectados

Conectado ou desconectado? Qual o futuro das redes sociais? Você já...

bigstock-Flower-In-Asphalt-6418224-1024x682
Resiliência

O que é ser resiliente? Que termo é esse emprestado da...

6995435-clown
Brincando a gente (se) aprende

Sabe o que significa ser "autôntica"? Não? Então leia o novo...

cosmos_layers-off
Cosmos: Uma odisséia no espaço-tempo

Um documentário científico que fez muito sucesso nos idos de 80,...

stephen-covey-7-havikov-visokoefektivhih-semey
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Torne-se protagonista da sua história profissional! Em apenas 7 lições simples...

no-alvo-capa
Seja Assertivo!

Como trabalhar melhor sua comunicação? Seja Assertivo! é um verdadeiro manual...

daniel-goleman-author-of-emotional-intelligence
O Cérebro e a Inteligência Emocional

Já ouviu falar de inteligência emocional? Você sabe como a sua...

Foto Igor Matos
Entrevista com Igor Matos

Igor Matos, 27 anos, natural de Recife, Publicitário, atualmente ocupa o...

sidnei_oliveira
Entrevista com Sidnei Oliveira

Sidnei Oliveira, que é consultor, autor, palestrante, empreendedor, articulista da Exame.com,...

Elaine Peixoto
Entrevista com Elaine Peixoto

Psicóloga e coach, atua como Coordenadora de Gestão de Pessoas no...

vanessa
Entrevista com Vanessa Oliva

Mestre em Psicologia e atua como Diretora de Recursos Humanos da...

Figura1
Sedentarismo, fuja dele!

A pesquisa realizada em junho de 2015 pelo Ministério do Esporte,...

caminhar
Saia do sedentarismo caminhando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 10 mil passos por...

8-03-4
Férias – Um bem nescessário

Não adie suas férias! Precisamos desse tempo para renovar as energias...

espada-samurai
O Código dos Samurais

O que podemos aprender com a atitude mental dos Samurais? ...

avaliacao
Feedback

Teste elaborado por Richard L. Williams, autor do livro Preciso saber...

liderança
Estilos de Liderança

Teste baseado nos 6 estilos de liderança do Ph.D Daniel Goleman....